Peça 8: Passeado (do manuscrito de J. Meira)
Esta é uma peça do Sec. XIX atribuída a J. Meira (da região centro do país: Soure – Coimbra) que
traz para a “performance” a sonoridade característica do cavaquinho modelo urbano do continente.
Contexto na performance “Raizes no Ar” (segundo RoCoLo)
“Segundo RoCoLo, pretende-se que seja vivida uma experiência musical
e de sociabilização através da dança, tal como viveram os nossos
antepassados, sendo que esta dança tem o nome de Passeado, é para
ser dançada nesta performance segundo a coreografia das danças
tradicionais do mundo de hoje em dia chamada de Repasseado. Os
próprios nomes das danças como que fazem uma alusão para este
reviver de uma mesma experiência vivida no passado.
Pretende-se assim que se dance no presente, exatamente a mesma
melodia que se dançou no séc. XIX, que seja feita a repetição de um
mesmo ciclo musical, com a mesma música a soar pelo AR, mas agora
noutro contexto com outras pessoas que herdaram e carregam sempre
em si a influência dos que as antecederam. RoCoLo afirma querer aqui
materializar, lembrar e celebrar desta forma, a parte de todos nós que é
fruto direto dos que nos antecederam, indo mais além RoCoLo afirma
que não passamos de uma representação viva do passado acumulado”
( Ref [110] ).
Influências estéticas
É uma peça com caráter de dança, com traços do período romântico (sec. XIX), portanto, uma
peça pertencente ao repertório escrito para cavaquinho modelo urbano oitocentista/machete do
continente. Era utilizada na época em ambientes urbanos de danças em salão pela classe
burguesa/aristocrata.
Técnicas utilizadas
Mão esquerda: Ornamentos variados: grupetos, mordentes, apogiaturas.
Mão direita: Técnica de polegar em movimento de vai e vem.
Interação com o público
Esta peça prevê a participação de 16 pessoas para dançar em grupos de quatro. A dança a
executar é o “Repasseado”. As pessoas a dançar no palco são escolhidas aleatoriamente pelo
“software” “RoCoLo – Audience Connection” de entre o grupo de pessoas que ao registarem-se
selecionaram que tinham conhecimento ao nível de danças tradicionais.
Mais detalhes no Documento de Dissertação de Mestrado: PauloBastosDAP_MestradoMusicaPerformance_20180706Final.pdf