Procura o que sabes que não vais encontrar

“Procura o que sabes que não vais encontrar”

 

Segundo Rocolo esta frase aconselha a pessoa a procurar, mas sem criar expectativas, ou seja procurar sabendo à partida que não vai encontrar o que se propôs a procurar no início.

Então porquê procurar, se já se sabe à partida que não se vai encontrar?

  1.  Porque se sabe que pelo caminho numa procura se encontra muitas outras coisas com o mesmo ou até mais interesse do que aquilo que especificamente se procura.
  2. Por outro lado a pessoa deve saber que mesmo que encontre o que se propôs a procurar, esse “objeto” encontrado é sempre diferente do que inicialmente idealizou: se não for por outro motivo (por exemplo o da alteração entretanto do próprio objeto procurado por fatores externos não controláveis por quem procura), pelo simples facto de que a pessoa que o encontrou já difere da pessoa que iniciou a busca pois inevitavelmente mudou ao longo do percurso e como tal terá por certo outra perceção/visão do mundo, e logo também do objeto encontrado.
  3. A isto adiciona-se o facto de que a espectativa é uma imagem mental proveniente do universo das ideias (uma conceção, uma previsão cerebral feita antes da experimentação real) que como tal nunca terá uma representação exata no mundo real mas sim, será sempre uma apróximação mais ou menos fiel.
  4. Para além disto esta frase pretende incentivar a pessoa a procurar o aparentemente impossivel. Ou seja a lutar pelo que acha à partida que é impossivel para ela, pois nada tem a perder e pelo contrário tem todo um novo mundo para encontrar ao longo dessa busca.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *