Musica 3 – Valsa (Sec. XIX)

Musica 3 – Valsa (Sec. XIX do manuscrito de J. Meira)

Esta é uma peça do Sec. XIX atribuída a J. Meira (da região centro do país: Soure – Coimbra) que
traz para a “performance” a sonoridade característica do cavaquinho modelo urbano do continente
e um discurso musical bastante diferente do das peças anteriores.

Contexto na performance “Raizes no Ar” (segundo RoCoLo)

“Segundo RoCoLo, pretende-se que seja feita uma viagem para um
mundo imaginário, pretende-se que cada um crie um mundo não real na
sua mente e o visite e observe com atenção, um mundo onde se respira
serenidade e se aprecie cada pequeno detalhe com o mesmo espanto de
uma criança que olha infinitamente fascinada para uma caixinha de
música completamente encantada pelo seu som suave” ( Ref [110] ).

Influências estéticas

É uma peça com caráter de dança, com traços do período romântico (sec. XIX), portanto, uma
peça pertencente ao repertório escrito para cavaquinho modelo urbano oitocentista/machete do
continente. Era utilizada na época em ambientes urbanos de danças em salão pela classe
burguesa/aristocrata.

Técnicas utilizadas

Mão esquerda: Ornamentos variados: grupetos, mordentes, apogiaturas
Mão direita: Técnica de polegar em movimento de vai e vem

Interação com o público

A interação com o público faz-se através da dança. Um conjunto restrito de pessoas do público (1
a 3 casais) é escolhido aleatoriamente pelo “software” “RoCoLo – Audience Connection”. de entre
o grupo de pessoas que, ao registarem-se, selecionaram a opção que diz que tinham
conhecimento de danças tradicionais. Essas pessoas recebem uma mensagem no telemóvel,
convidando-as a ir ao palco dançar usando os passos de “mazurka”.

 

Mais detalhes no Documento de Dissertação de Mestrado: PauloBastosDAP_MestradoMusicaPerformance_20180706Final.pdf

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