Musica 9 – Eu Estou Aqui (Canção de Embalar)

Peça 9: Eu Estou Aqui (Canção de Embalar)

Esta é uma peça original, escrita para o modelo urbano de cavaquinho português
oitocentista/machete, afinação Ré, Si, Sol, Ré.

 

A partitura pode ser encontrada no LINKPauloBastos_Mestrado_EuEstouAqui.pdf

Contexto na performance “Raizes no Ar” (segundo RoCoLo)

“RoCoLo escolheu uma típica música de amor dos nossos dias (escrita
com o propósito de exprimir o amor entre duas pessoas que
vivem/partilham a vida em conjunto), pretendendo que esta seja agora,
no contexto da performance, sentida como uma música que cada uma
das pessoas da audiência pode cantar a qualquer outra pessoa da
audiência nomeadamente a pessoa à sua direita ou à sua esquerda, ou
como uma música que pode esperar ouvir ser “cantada” para si por
qualquer pessoa da audiência.
Esta música pretende, assim, ser uma música de embalar que se canta
não só as pessoas que mais gostamos como a todos os que nos
rodeiam, embalando-os fazendo-os sentir que não estão sós, que
estamos todos aqui neste momento espaço tempo uns para os outros,
para inspirar e ser inspirados pelos outros, para nos ligarmos e partilhar a
valiosa essência única de cada um” ( Ref [110] ).

Influências estéticas

Esta peça está construída sob a forma canção, no entanto pode ser tocada com cavaquinho e voz
ou apenas com cavaquinho solo, uma vez que melodia e acompanhamento foram escritos para
poderem ser tocados em simultâneo, utilizando a técnica do polegar típica do cavaquinho modelo
urbano (recorrendo ao arpejo do polegar).

Técnicas utilizadas

Mão direita: Técnica de polegar alternado em movimento de vai e vem, com recurso ao harpejo
sempre que necessário (sempre que fisicamente não seja possível tocar notas em simultâneo
devido à utilização da técnica do polegar). Em baixo imagem exemplificativa desta técnica:

Exemplo 20 : Peça “Eu Estou Aqui”, extraído entre compassos 2 e 3

Interação com o público

Nesta peça não haverá interação com audiência.

 

Mais detalhes no Documento de Dissertação de Mestrado: PauloBastosDAP_MestradoMusicaPerformance_20180706Final.pdf

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *