Música potenciada por uma História e Filosofia de Vida (Bohemian Skies Live – Estas Tonne)

Quando pensei no projeto artístico, uma das primeiras referências que me surgiu foi o Estas Tonne, Guitarrista com uma sonoridade muito própria, e cujas suas performances não são apenas “a música pela música”, ou “a música como forma de arte”, mas sim e também a música como extensão e representação  de uma forma de estar, de um modo de vida, de uma forma de ver o mundo, de uma história e filosofia de vida. Consequentemente Estas Tonne reflete assim nas suas performances um ambiente intimista, introspetivo, e até meditativo e espiritual, numa ligação muito próxima e profunda com o público e a sua essência.

A personagem do meu projeto pretende igualmente, ser inspiradora e ligar-se com a essência fundamental do ser humano, através da música potenciada pela história e filosofia pessoal da personagem da performance, tal como acontece com as performances de Estas Tonne…

 

Estas Tone começou por ser um músico de rua, e tem uma história e filosofia de vida inspiradoras (tal como eu pretendo que tenha a minha personagem) que de certa forma contextualizam e amplificam bastante as suas performances, fazendo as pessoas pensarem em questões fundamentais da vida, que no dia a dia são esquecidas, devido aos ciclos viciosos e superficiais em que todos andamos.

Ele funciona num regime de doação em termos de concertos e venda da sua música (típico do músico de rua) e que se caracteriza por cada pessoa contribui na medida das suas possibilidades e sensibilidade (em que se a pessoa tem muito dinheiro dá o que quer, se não tem pode adquirir a musica/CDs na mesma).

 

Dado que o meu projeto vai recorrer à tecnologia poder-se-ia dizer que este tipo de performance não estaria contextualizado com um ambiente tecnológico, mas sim com um ambiente muito simples.

Ora este espirito de partilha, aparentemente não tem nada a ver com a tecnologia, mas foi precisamente a internet (a tecnologia) que veio trazer este acesso global à informação e ao conhecimento de forma igual para todos, bem como dar espaço a todos para aparecerem e divulgarem o seu trabalho. Ora nesta época do “planeta global”, a internet e a tecnologia teve o papel de partilha e igualdade que nenhum governo nem nenhum acordo entre múltiplos países conseguiria nunca…

Este tipo de pessoas, como o Estas Tone, aparentemente não tendo nada a ver com a tecnologia, tem assim o “mesmo espirito” das novas tecnologias, bem como só aparecem e chegam ao estrelato precisamente por causa dessas mesmas tecnologias que potenciam a igualdade entre todos.

No palco pretendo tentar criar uma performance também com momentos intimistas, profundos de proximidade e de ligação forte com o publico.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *