Musica 10 – Raízes no Ar (Rapsodia Interativa)

Peça 10: “Raízes no Ar” – Rapsódia Interativa

Esta peça é uma rapsódia, ou seja, é composta por um grupo de várias músicas tocadas como
sendo uma só, tal como é prática frequente no contexto da música tradicional. As músicas
utilizadas na rapsódia são arranjos meus para a afinação Ré, Si, Sol, Sol das canções/danças
tradicionais: “Regadinho,” “Rosinha” e “Toma lá dá cá”. Esta peça traz para a “performance” a
sonoridade característica do cavaquinho modelo rural minhoto.

Sendo estas peças provenientes do contexto rural, onde a música é passada de geração em
geração sobre tudo via oral, simbolicamente também não será disponibilizada partitura para esta
peça.

Contexto na performance “Raízes no Ar” (segundo RoCoLo)

“Segundo RoCoLo o enquadramento aqui é semelhante ao descrito na
música passeado. Para além disso o objetivo é tocar a música das
raízes, fazê-la soar pelo ar que nos conecta a todos, vivenciá-la e
sociabilizar através dela.
Prende-se celebrar e recriar, assim, os ambientes festivos, homenagear a
festa, a diversão e a boémia. Homenagear os ajuntamentos em massa de
Seres Humanos, para beber, falar, discutir, dançar, comer, rir, jogar, ver
jogar, ver tocar, ver dançar… celebrar a FESTA, o festival e o festejo,
que é transversal a todas as culturas e a todas as épocas no Ser
Humano.
Pretende-se assim experienciar e viajar pelos sons das diferentes festas/
festivais/feiras/jogos, sentir a grandeza do que é estar em conjunto, num
dado lugar criando uma energia e ambiente muito próprio e especial num
todo gigantesco do qual fazemos parte… para depois entendermos
também o que é estarmos uns com os outros, em conjunto, a viver num
mesmo espaço tempo no universo, e assim celebrar a festa da vida … a
festa da nossa existência aqui e agora.” ( Ref [110] ).

Influências estéticas

Esta peça é baseada nem melodias da música tradicional portuguesa.

Técnicas utilizadas

Mão direita: A técnica principal utilizada na mão direita para estas músicas é a técnica de rasgado
típica deste modelo de cavaquinho utilizado. Utilizo, no entanto, 3 versões diferentes dessa
técnica:
1. A técnica mais tradicional extraída das recolhas do Dr. Ernesto Veiga de Oliveira, de
Bernardino da Silva que podem ser encontradas nos respetivos arquivos sonoros ( Ref [123] );
2. Uma técnica nova desenvolvida por mim no âmbito da minha investigação neste mestrado,
onde é aplicada percussão em simultâneo com o rasgado. Essa técnica pode ser vista no
seguinte vídeo onde a demonstro ( Ref [44] ), e pode ser descrita da seguinte forma:
a) “rasgado” – o mesmo utilizado tradicionalmente no cavaquinho português (indicador
para baixo, polegar para cima, indicador para cima),
b) Percussão em simultâneo com:
1) polegar com função rítmica de bombo (inspirado em tocador de música
tradicional portuguesa)
2) com anelar (dedo mínimo) com função rítmica de caixa (inspirado na guitarra
flamenca)

A ideia de tocar com percussão em simultâneo foi inspirada em:
a) Tradição portuguesa especificamente no vídeo do projeto “A Música Portuguesa a
Gostar Dela Própria” (Pereira, 2010, Ref [84] ) de Francisco Goulart a tocar viola da
terra como se pode ver em (Goulart, 2012, Ref [59] )
b) James Hill (“ukulele”), especificamente inspirado no vídeo da Ref [61] em que ele toca
percussão, baixo, acompanhamento e melodia em simultâneo no tema Billie Jean,
original de Michel Jackson
c) A ideia de a utilização do dedo anelar para fazer o som/função da caixa, foi inspirada
na técnica da guitarra flamenca (golpe).
.
3. Uma adaptação que fiz da técnica de um dos rasgados utilizados na música flamenco
espanhola que pode ser vista no seguinte vídeo onde a demonstro ( Ref [42] ) (medio-para
baixo, polegar-para baixo; polegar-para cima; medio-para cima).

Interação com o público

A interação com o público é feita através da dança e do “software” “RoCoLo – Audience
Connection”. Todas as peças desta rapsódia são danças, com coreografias de dança em grupo
conhecidas (e inclusivamente dançadas na atualidade nos ambientes de danças tradicionais do
mundo) e como tal pretende-se que sejam também dançadas em palco com a sua respetiva
coreografia. O software “RoCoLo – Audience Connection” é usado para:
1. escolher 16 pessoas para dançar no palco, selecionadas aleatoriamente pelo software de
entre o grupo de pessoas que ao registarem-se selecionaram que tinham conhecimento ao
nível de danças tradicionais;

2. as restantes pessoas escolhem por votação (maioria) em 3 momentos distintos qual a música
da rapsódia a ser tocada/dançada de seguida.

 

Mais detalhes no Documento de Dissertação de Mestrado: PauloBastosDAP_MestradoMusicaPerformance_20180706Final.pdf

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