Musica 4: Trindade (Ciclos de um Carrocel Parisiense)

Peça 4: Trindade (Ciclos de um Carrocel Parisiense)

Esta é uma peça original, escrita para 3 modelos de cavaquinho português. O título Trindade é
uma alusão ao cavaquinho português nos seus diferentes modelos. A peça utiliza os três modelos e cada um tem a sua peça distinta, mas estas podem coexistir em simultâneo numa mesma peça global. Isso torna-se possível através do uso da “loop-station”, que permite gravar em pistas distintas várias frases musicais que depois podem ser lançadas, criando camadas que se podem sobrepor de várias maneiras. Esta peça permite mostrar a diferença entre os diferentes modelos de cavaquinho e ao mesmo tempo criar, a solo, um diálogo musical entre os diferentes instrumentos.

A partitura desta peça pode ser encontrada no LINKPauloBastos_Mestrado_Trindade.pdf

Contexto na performance “Raizes no Ar” (segundo RoCoLo)

“De acordo com RoCoLo esta peça pretende celebrar o divertimento
através dos “carroceis”, que é transversal a adultos e crianças, pretende
assim celebrar e fomentar os momentos em que se dá vida à criança que
existe sempre dentro de todos ao longo de toda a vida.
Para além disso é uma homenagem ao ciclo (grande parte dos carroceis,
anda em ciclos), que como afirma RoCoLo é a o elemento básico de todo
o universo, e responsável pela evolução/inteligência existente em tudo o
que nos rodeia.
Trindade pretende ainda representar as três componentes do nome de
RoCoLo uma só personagem um só nome RoCoLo, mas com 3
significados Ro – Roots, Co – Connection, Lo – Love” ( Ref [110] )

Influências estéticas

As influências para esta música são as músicas de ambiente que existem ou poderiam existir nos carroceis parisienses.

Técnicas utilizadas

Mão direita/esquerda:
Quando é utilizado o cavaquinho urbano oitocentista/machete toca-se a melodia do excerto em
baixo, com polegar alternado (em vai e vem) e ataque para baixo com ligado descendente seguido
de ataque para cima com polegar:

Exemplo 10 : Peça “Trindade”, extraído entre compassos 1 e 2, da pauta do cavaquinho modelo rural minhoto
No cavaquinho rural minhoto é utilizada a técnica tradicional de rasgado.
Nos cavaquinhos modelo urbano é utilizada a técnica do polegar, em movimentos alternados de
vai e vem.

Interação com o público

A interação com o público faz-se nos mesmos moldes das peças anteriores da performance, isto é o “software”
seleciona um conjunto de pessoas que vão ao placo para dançar. A peça é composta por três
subpeças, sendo cada uma delas uma dança diferente, nomeadamente uma “valsa a 8 tempos”,
uma “valsa a três tempos” e um “vira”. Na “performance” as danças vão alternando e podem
também surgir em simultâneo com diferentes combinações. Os bailadores deveram optar pela
dança que achem mais pertinente e que sentem mais em cada momento.

 

Mais detalhes no Documento de Dissertação de Mestrado: PauloBastosDAP_MestradoMusicaPerformance_20180706Final.pdf

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